Aquecedor Solar








Tipos de Aquecedor Solar
 
PiscinasExistem diversos tipos de aquecedor para piscina: trocador de calor, elétrico, a gás e solar. Nele, além das placas metálicas instaladas no telhado da casa ou em suportes especiais, existem mangueiras coletoras, perfis e um controlador de temperatura.
 
Há dois tipos de aquecedor para piscina: aquecedor com vidro e com isolação térmica (mais eficaz, mas tem um custo maior) e aquecedor sem vidro e sem isolação térmica (mais acessível; porém, menos eficiente).

Aquecedor Solar de Baixo Custo (ASBC)

Desenvolvido pela ONG Sociedade do Sol, é um projeto criado desde janeiro de 1999, sediado pelo Centro incubador de empresas Tecnológicas, no Campus da USP/IPEN. Ele contou com o apoio de várias instituições, dentre elas, a CNPq (
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Para o funcionamento do ASBC, temos o uso de:
 
asteriskCaixa de água tradicional, que possui várias funções :
 
  • Camada de água quente (quanto maior o nível de água fria, maior será o volume de água quente);
  • Camada de transição (camada que interliga água quente e água fria; deve ser estreita);
  • Camada água fria (função do reservatório tradicional, a diferença no seu volume está entre o volume total da caixa e o espaço destinado à água quente);
  • Isolamento térmico (responsável por evitar a perda de calor dentro da caixa de água);
  • Sistema de dutos furados (faz a distribuição: a água quente é mais leve do que a água fria, isto permite o efeito de estratificação, a água quente flutua na parte superior da caixa).

asteriskColetores solares simplificados – também aquecem a água, mas são mais econômicos, reduz a perda de calor, diminui a vazão de água extremamente quente ao ligar o chuveiro, faz o uso de dutos PVC, tradicionais do Brasil.

asteriskMisturador de água quente – oportunidade de tomar banhos com água fria, através de um controlador temperando a água.

asteriskDutos de água do sistema ASBC – todo desenvolvimento com dutos de PVC.
 
 
 
Aquecedor Solar caseiro, artesanal ou alternativo
 
 
São criados com material reciclável e, para sua fabricação, quase não existe custo. Usando garrafas pet, caixas de leite vazias, tinta preta, canos de PVC, é possível criar um aquecedor solar caseiro. O seu criador foi o aposentado José Alcino Alano, morador de Tubarão, em Santa Catarina, premiado pelo Super Ecologia, da revista Superinteressante, em 2004.
 
Em associação com o Governo do Paraná através do SEMA (Secretaria do Meio Ambiente), suas vinculadas e com a parceria do inventor, oficinas práticas são criadas para difundir a cultura, capaz de traduzir muitos benefícios para o homem e para o meio.
 
Aquecedor solar tradicional
 
Ducha São utilizados em banheiros e outras instalações das casas: uma caixa de água tradicional (geralmente, feita com fibra de vidro), local onde é armazenada; a água fria, que sempre deve estar em um nível maior do que os reservatórios térmicos para facilitar a vazão de água;
 
asteriskReservatório térmico: onde se localiza a água quente, que é empurrada pela água fria naturalmente; placas solares, responsáveis pela captação de energia solar que, ao entrar em contato com a placa negra, é transformada em calor;
 
asteriskReservatório térmico auxiliar: pode ser a gás ou elétrico e é acionado automaticamente, quando a água não vem muito quente, em dias nublados;
 
asteriskMisturador de água quente e fria: casa que utiliza dois sistemas independentes: hidráulico em PVC (água fria) e  dutos de cobre com isolamento especial ,que evita a perda de calor (água quente). Quando a água chega ao chuveiro, as duas águas são misturadas e o usuário recebe em temperatura adequada;
 
asteriskRespiro: capaz de eliminar bolhas de ar que se formam dentro do sistema, além de proporcionar segurança, impedindo que ele se aqueça demasiadamente, aumentando o risco de explosões.

Benefícios e Recomendações

Na garantia de trazer ao consumidor economia e muito conforto, diversas empresas procuram inovar nos seus modernos aquecedores solares. Possuem a capacidade de economizar 80 a 90 % de energia elétrica, com a energia solar. Além de ter água quente a toda hora, no caso de racionamento de energia, não é preciso tomar banho na água gelada, pois você terá armazenado água quente.

asteriskAtravés de um reservatório, esse sistema armazena e aquece a água durante o dia.
asteriskPara atestar que o seu aquecedor solar possui qualidade, certifique-se que ele tem o selo do INMETRO, Procel e ISO 9001.
asteriskPor meio da energia solar fotovoltaica, ela pode ser transformada em energia elétrica.
asteriskMesmo que você esteja economizando com o aquecedor solar, não abuse dos banhos demorados, pois você ainda estará gastando água.
asteriskDe acordo com a construção de sua casa, os aquecedores são capazes de ser instalados, sem afetar a estrutura.
asteriskPaíses tropicais, o sol é frequente e mesmo em dias nublados há um sistema de apoio que garante água quente.
asteriskOs aquecedores podem ser instalados em qualquer tipo de casa é há uma estimativa de que até 2013, mais de 500 mil casas poderão utilizar o sistema.
asteriskCom o sistema solar, você possui uma economia de 50% na conta de luz.